Ao invés de criarem novos cargos ilegais, os vereadores poderiam criar leis úteis como esta
Se os vereadores realmente estivessem preocupados com a população e não com interesses políticos escusos, projetos de lei como estes seriam pauta constante nas sessões da Câmara de Vereadores.
Um projeto simples e que não gera ônus para o Executivo (parece que muito vereadores sequer sabem que isso é vedado), poderia ajudar no combate de inúmeras epidemias, bem como na redução de riscos com escorpiões, ratos etc.
Basta boa vontade e um pouco de bom senso.
Só apresentar um projeto que basicamente torne obrigatório o plantio de grama nos terrenos não construídos, bem como parcialmente no passeio público, salientando que em determinados locais, deve ocorrer a isenção da obrigatoriedade por conta de fatores naturais que impeçam o crescimento da grama.
Simples, fácil e indolor.
Mas vale lembrar que se aprovado tal projeto de Lei e o Executivo não realizar a devida fiscalização, que se responsabilize a Prefeitura pela omissão e/ou prevaricação (já que uma das reais obrigações do vereador é fiscalizar o Executivo).
Fonte: Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá
Jean Rizk é jornalista, atirador desportivo e ativista que luta contra as irregularidades cometidas por agentes públicos